Edux21

Template_2024-03

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo alcançou o primeiro lugar no Prêmio Fernando Braga de Sustentabilidade Ambiental na Educação Superior, graças a uma série de ações ambientais e sociais realizadas por sua equipe. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta segunda-feira (4/3), promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e pela Edux21 Consultoria Educacional, idealizadoras do prêmio. A cerimônia de entrega dos prêmios está agendada para o dia 9 de abril, em Brasília (DF).

O Projeto de Extensão Ambiental Belas Artes engloba diversas iniciativas, como treinamentos de funcionários sobre sustentabilidade ambiental, campanhas de conscientização na instituição e doações de materiais recicláveis para cooperativas, além da separação e doação de materiais específicos para organizações não-governamentais. Também se destaca o apoio à manutenção de bibliotecas físicas e digitais, bem como a inclusão de disciplinas ambientais nos currículos dos cursos. Pela conquista, o Centro Universitário Belas Artes receberá um prêmio no valor de R$16 mil.

O segundo lugar ficou com o Centro Universitário da Amazônia – Unidade Santarém, premiado por seu Projeto Piloto de Bombeamento de Água por energia fotovoltaica na comunidade de Pinduri, em Santarém, Pará. Já o terceiro lugar foi conquistado pela Universidade Positivo, do Paraná, graças ao projeto Assentamentos Urbanos I: Comunidade de Remanescentes Quilombolas da Vila Esperança de Mariental, na cidade de Lapa, no mesmo estado.

Além dos projetos finalistas, o regulamento do Prêmio prevê o reconhecimento de uma personalidade com destaque na área de sustentabilidade ambiental. As indicações, feitas pelas instituições participantes, estão sob avaliação da ABMES e da Edux21 e serão reveladas durante a cerimônia de premiação. A seleção dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais renomados na área ambiental.