ENADE – Diretrizes de Prova e Componentes Específicos

Veja, abaixo, as Portarias publicadas no Diário Oficial da União de ontem, 24, referentes às diretrizes de prova e componentes específicos dos cursos a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, edição de 2021. Ressaltamos que o Edital n. 36/2021, em anexo, tornou público as diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos à realização do ENADE em 2021, e que a avaliação será dos cursos vinculados ao Ano II do ciclo avaliativo, assim definido em razão da pandemia de COVID-19.
Prouni: Matrícula dos selecionados da lista de espera vai até sexta

Quem foi selecionado na lista de espera do Prouni, Programa Universidade Para Todos, tem até sexta-feira, dia 27, para fazer a comprovação dos dados fornecidos no ato da inscrição. É um período importante para quem precisa separar documentação pessoal e comprovação de renda.
Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem

Celso Niskier Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca
Comissão debate ensino superior a distância

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na segunda-feira (23) sobre educação a distância no ensino superior. O debate ocorre às 10 horas, no plenário 8, com transmissão interativa pelo e-Democracia.
Ensino superior: estudantes optam por retorno gradual e híbrido, afirma pesquisa da Abmes

Com o avanço das vacinações contra a Covid-19, a maioria dos estudantes (55%) do Ensino Superior prefere o retorno gradual com aulas presenciais e remoto em dias alternados, é o que aponta a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), divulgada na última terça-feira (10). O levantamento foi feito entre 28 de julho e 4 de agosto de 2021. Para o segundo semestre desse ano, 84% dos estudantes entrevistados pela pesquisa disseram que pretendem fazer a renovação da matrícula, enquanto 15% têm interesse em continuar estudando mas não sabem se farão a rematrícula. Já 1% afirmou que pensa em desistir dos estudos, sendo a falta de renda o principal motivo. O ensino híbrido é visto como opção para os estudantes (52%) que preferem priorizar aulas práticas em sala de aula. Já 38% dos entrevistados responderam que todas as disciplinas deveriam migrar para o ensino híbrido. Ainda conforme a pesquisa, entre os entrevistados vacinados com, pelo menos, a primeira dose da vacina, 43% preferem que todas as aulas sejam escalonadas. Mas para 47% apenas as aulas práticas devem fazer parte do cronograma. O segmento de faculdades e universidades no Brasil tem 94,9% da sua oferta feita por instituições privadas, segundo o mais recente Censo da Educação Superior, divulgado em outubro de 2020, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Em relação às matrículas, as instituições privadas representaram 75,8% em 2019, das quais 35% se referem à modalidade a distância (EAD) e 65% presencial. Bolsas de estudo para faculdade Na semana do estudante, de 9 a 13 de agosto, o maior programa de inclusão educacional do país, o Educa Mais Brasil, estará propiciando ainda mais oportunidades para que todos possam estudar. Além das bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades de cursos de diversas modalidades de ensino, incluindo o ensino superior, a pré-matrícula para todos os cursos disponibilizados no site ficará por R$ 50. “A semana do estudante tem como principal objetivo promover ainda mais oportunidade para quem sonha em ser um estudante. Trata-se de mais uma iniciativa de inclusão do Educa Mais Brasil, para democratizar o acesso de quem precisa de apoio para estudar e aquecer o setor educacional do país”, destaca a gerente de marketing do Educa Mais Brasil, Amanda Galindo. Fonte: Agência Educa Mais Brasil Notícia publicada pelo portal UOL, em 16/08/2021, no endereço eletrônico https://atarde.uol.com.br/educacao/noticias/2184237-ensino-superior-estudantes-optam-por-retorno-gradual-e-hibrido-afirma-pesquisa-da-abmes?utm_campaign=abmesclipping__17082021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Estatísticas revelam os impactos da pandemia na educação

Inep participa de debate do MEC sobre consequências da crise sanitária no sistema educacional. Dados do Censo Escolar foram apresentados nesta quinta (12) “É sempre um grande desafio buscar traduzir fenômenos educacionais para que a maioria das pessoas entenda o que dizem os números”. A fala é do diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio. Moreno abriu o debate sobre os impactos da pandemia na educação brasileira, em webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 12 de agosto. Durante o evento, o diretor do Inep apresentou dados sobre os contextos e as consequências da crise gerada pela covid-19 no ensino e na aprendizagem. Moreno detalhou informações colhidas no Censo Escolar 2020. Em julho, o Inep divulgou os resultados da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”. O levantamento coletou informações inéditas, que revelam como os estudantes, as escolas e as redes de ensino responderam aos desafios impostos pela pandemia no ano letivo de 2020. “Poucos países no mundo conseguem fazer uma pesquisa com tanta abrangência e velocidade. O censo tem a participação de todas as escolas brasileiras, públicas e privadas. Traz um potencial incrível para a produção de estatísticas e indicadores”, ressaltou. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio de 2021, por meio de um questionário suplementar, durante a segunda etapa do Censo Escolar 2020, a Situação do Aluno, que tem a função de apurar informações relativas ao movimento e ao rendimento dos estudantes, ao término do ano letivo. Ao todo, 94% (168.739) das escolas responderam ao questionário. O percentual corresponde a 97,2% (134.606) e 83,2% (34.133) das redes pública e privada, respectivamente. As informações coletadas estão disponíveis no portal do Inep. Os dados aferidos são imprescindíveis para compreender as consequências da pandemia no sistema educacional brasileiro. Os resultados também são considerados importantes para a elaboração de estratégias e políticas voltadas ao enfrentamento dos impactos da crise sanitária no ensino e na aprendizagem. Estatísticas – Entre outros dados, o levantamento mostra que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais em virtude da pandemia. Em função disso, parte delas também ajustou a data do término do ano letivo de 2020, visando ao enfrentamento das questões pedagógicas decorrentes dessa suspensão. As escolas públicas sentiram uma necessidade maior de fazer adequações. Pouco mais de 53% ajustaram o calendário. Por outro lado, cerca de 70% das escolas privadas seguiram o cronograma previsto. O percentual de escolas brasileiras que não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020 foi de 90,1%, sendo que, na rede federal, esse percentual foi de 98,4%, seguido pelas escolas municipais (97,5%), estaduais (85,9%) e privadas (70,9%). Diante desse contexto, mais de 98% das escolas do País adotaram estratégias não presenciais de ensino. Ao todo, 28,1% das escolas públicas planejaram a complementação curricular, com a ampliação da jornada escolar no ano letivo de 2021. Na rede privada, 19,5% das escolas optaram por essa alternativa. Para Carlos Eduardo Moreno Sampaio, o cenário alinha-se às recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de organismos internacionais. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por exemplo, editaram documentos com orientações para a mitigação dos reflexos da pandemia na educação. A presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Suely Menezes, destacou a resolução publicada pelo conselho no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 6 de agosto, com diretrizes nacionais que orientam as medidas para o retorno às atividades de ensino e aprendizagem presenciais, além da regularização do calendário escolar. A resolução elenca algumas das prioridades para a retomada, como respeito aos protocolos sanitários; reorganização dos calendários de acordo com o cenário do município, do estado e da rede de ensino; busca ativa dos alunos que evadiram; avaliação diagnóstica; recuperação das aprendizagens; replanejamento curricular contínuo; complemento das aulas de forma não presencial; metodologias híbridas e ativas; formação continuada dos professores e investimento em tecnologias. Suely Menezes falou sobre a importância de ações coordenadas durante esse processo. “Para que esses passos sejam efetivos, precisamos de um grande pacto nacional. Toda a sociedade educacional brasileira deve se engajar na busca pelas melhorias, com o objetivo de solucionar ou mitigar esses prejuízos que a pandemia trouxe”, disse. “Aquilo que não vencemos em 2020, vamos buscar em 2021 e 2022”, complementou. O secretário de Educação do município de Senador Canedo (GO), Marcelo Ferreira, chamou a atenção para a importância das estatísticas na elaboração de novas políticas públicas voltadas à redução dos danos causados pela pandemia. “Esses dados têm nos ajudado muito na tomada de decisão em âmbito municipal”, afirmou. Marcelo prospectou, ainda, a evolução das políticas educacionais, ao passo que novas pesquisas sejam realizadas. Ciclo de debates – O evento desta quinta-feira (12) teve como tema “O que dizem as estatísticas educacionais sobre os impactos da pandemia na educação”. O encontro virtual foi o segundo do ciclo de webinários promovido pelo MEC a respeito das consequências da crise sanitária no sistema educacional. O primeiro, no dia 5 de agosto, abordou o retorno às aulas presenciais e as ações para uma retomada segura. O ciclo está organizado em 12 encontros com eixos temáticos, sempre às quintas-feiras (10h), até o fim de outubro. Os eventos são transmitidos pelo canal do MEC no YouTube, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por meio do chat do canal, os participantes podem participar dos debates, fazer comentários e enviar perguntas. Entre outros objetivos, o conjunto de seminários busca apresentar diagnósticos e propor soluções que permitam a adoção de medidas articuladas para verificar as respostas aos efeitos provocados pela pandemia, por meio das trocas de experiências entre os atores envolvidos. Os próximos seminários abordarão os impactos da pandemia na educação básica e a busca ativa escolar no contexto pós-pandemia. Veja o webinário “O que dizem as estatísticas educacionais sobre os impactos da pandemia na educação” Saiba mais sobre a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” Confira as sinopses estatísticas da
Prazos do Censo da Educação Superior 2020 prorrogados

Instituições de educação superior poderão declarar os dados até o dia 17 de outubro. Períodos para realizar os demais procedimentos também foram estendidos O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 6 de agosto, a Portaria n.º 286/2021, que altera o cronograma do Censo da Educação Superior 2020. Com isso, os prazos de coleta da pesquisa estatística foram prorrogados. As instituições de educação superior terão até 17 de outubro para declarar as informações no Sistema Censup. O prazo previsto anteriormente iria até 16 de julho. Os períodos para realizar os demais procedimentos também foram estendidos. A coleta e declaração dos dados são atribuições do representante legal da instituição de educação superior e do recenseador institucional, que também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 18 a 29 de outubro, como prevê a nova portaria. As justificativas serão analisadas pelo Inep entre 1º e 14 de novembro. Já os ajustes dos dados deverão ser feitos entre 16 de novembro e 9 de dezembro. No período de 16 de novembro a 3 de dezembro, o Inep verificará (in loco ou por videoconferência) a consistência das informações declaradas pelas instituições de educação superior. O Instituto, então, apresentará os dados colhidos para as instituições, que deverão retificá-los ou homologá-los. Esse procedimento deverá ser realizado até 16 de dezembro. Com o encerramento do período de coleta e a notificação às instituições que não concluíram o preenchimento do censo, o Inep começará a consolidar e homologar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 ocorrerá em 18 de fevereiro de 2022. Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas. Acesse a Portaria n.º 286/2021 Acesse o Sistema Censup Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep Notícia publicada pelo portal Ministério da Educação, em 6 de agosto de 2021, no endereço eletrônico https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/prazos-do-censo-da-educacao-superior-2020-prorrogados?utm_campaign=abmesclipping__09082021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
As inscrições para o Sisu começarão na próxima terça-feira (03)

Os candidatos interessados terão até o dia 06 de agosto para realizarem a inscrição no portal do Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao segundo semestre de 2021 terá as inscrições abertas na próxima terça-feira (03). Os candidatos interessados terão até o dia 06 de agosto para realizarem a inscrição no portal do Sisu. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poderá participar do Sisu o estudante que tenha realizado o último Enem e obtido nota na redação maior que zero e que não tenha participado na condição de treineiro. As inscrições para o Sisu devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições. Os candidatos serão selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. Confira as etapas e as datas já definidas no calendário do Sisu 2021/2: Período de inscrições: 03 a 06 de agosto; Atualização da note de corte: 04 a 06 de agosto; Resultado: 10 de agosto; Matrículas: 11 a 16 de agosto; Manifestação da lista de espera: 10 a 16 de agosto; Resultado da lista de espera: 18 de agosto; e Convocação da lista de espera: 19 de agosto. Saiba mais sobre o Sisu. Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu Notícia publicada pelo portal Ministério da Educação, em 30 de julho de 2021, no endereço eletrônico https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/as-inscricoes-para-o-sisu-comecarao-na-proxima-terca-feira-03
Sistema Enade aberto para alteração de locais de prova

Procedimento pode ser feito pelo coordenador para estudantes de cursos a distância ou que se encontram em mobilidade acadêmica no dia de aplicação do exame O sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 está com a funcionalidade para alteração dos locais de prova disponível. O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso que precisam indicar o município dos polos presencias dos estudantes inscritos no exame vinculados a curso de educação a distância (EaD) ou em mobilidade acadêmica. Com a alteração, esses alunos realizarão o exame nos municípios do polo de apoio presencial ou onde estiverem cumprindo a atividade curricular, conforme informado no sistema. Os coordenadores de curso devem atualizar essa informação até 31 de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a prova do Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os concluintes de 30 cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Inscrição – Até o dia 8 de agosto, os coordenadores dos cursos enquadrados no Enade 2021 podem inscrever os estudantes habilitados no exame. No momento da inscrição, a instituição de educação superior deve informar o número de CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como os dados acadêmicos. Ao final do processo, cabe à instituição comunicar o estudante sobre sua inscrição no exame. A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após serem inscritos, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro de dados pessoais e o Questionário do Estudante até 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social pode fazer o pedido entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade. Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Confira o edital do Enade 2021 Acesso o Sistema Enade Saiba mais sobre o Enade Assessoria de Comunicação Social do Inep Notícia publicada pelo portal Ministério da Educação, em 27/7/2021, no endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/sistema-enade-aberto-para-alteracao-de-locais-de-prova?utm_campaign=abmesclipping_-_28072021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Fies abre inscrições para segundo semestre de 2021; seleção usará notas do Enem de 2010 a 2020

Ao todo, são 69 mil vagas em 1.324 instituições privadas de ensino superior. Para participar, os candidatos devem ter realizado a prova do Enem entre 2010 e 2020. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu, nesta terça-feira (27), o período de inscrição para o segundo semestre de 2021. O prazo termina na sexta (30), às 23h59. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 3 de agosto. O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas (veja detalhes mais abaixo). Para o próximo semestre, serão 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e/ou turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior diferentes. Para se inscrever, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020 e tirado nota média acima de 450. Bolsistas parciais do Prouni também podem participar. Candidatos que fizeram o exame na condição de treineiro ou que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever. Os candidatos que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. O prazo para convocação dos selecionados desse grupo ocorre entre os dias 4 e 31 de agosto. Como o Fies funciona? O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias: a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos; a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Notícia publicada pelo Portal G1, em 27 de julho de 2021, no endereço eletrônico https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/07/27/fies-2021-abre-inscricoes-nesta-terca-selecao-usara-notas-do-enem-de-2010-a-2020.ghtml?utm_campaign=abmesclipping_-_27072021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station