Isentos ausentes no Enem 2020 terão nova oportunidade para se inscrever na edição 2021

Provas para esse público serão realizadas em 9 e 16 de janeiro de 2022. Aplicação em novembro está mantida para os inscritos já confirmados no exame Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram direito à isenção e não compareceram às provas terão nova oportunidade para participar da edição 2021 do exame. Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira, 14 de setembro, na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro. Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). A medida será formalizada em edital complementar do Enem 2021 impresso, a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, 14 de setembro, no Diário Oficial da União. Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social. A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais. O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC). Enem PPL – O Inep também irá publicar, nesta terça-feira (14), edital de retificação da versão do Enem PPL, com a mudança na data de aplicação das provas. O prazo para adesão será reaberto e os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados poderão aderir ao exame e indicar o responsável pedagógico até 17 de setembro. Já o prazo para inscrição foi prorrogado até 24 de setembro. Enem 2021 – Ao todo, 3.109.762 pessoas já tiveram as inscrições confirmadas para o Enem 2021. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). O Inep registrou 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As provas serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. Nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação. Notícia publicada pelo portal Mistério da Educação, em 14/09/2021, no endereço eletrônicohttps://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/isentos-ausentes-no-enem-2020-terao-nova-oportunidade-para-se-inscrever-na-edicao-2021
Inep capacita relatores dos subcolegiados da CTAA

Treinamento foi para relatores de curso de graduação e de avaliação institucional externa. Capacitação aconteceu de forma virtual, por meio de aplicativo OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nos dias 13 e 14 de setembro, a primeira parte da capacitação dos membros relatores dos subcolegiados de curso de graduação e de avaliação institucional externa da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), respectivamente. Os treinamentos foram realizados de forma virtual, por meio do aplicativo Microsoft Teams. As capacitações da CTAA têm duração de nove horas, distribuídas em dois dias de curso. A primeira parte é realizada em cinco horas e discute o fluxo da avaliação, a metodologia do instrumento avaliativo, a nova modalidade de avaliação virtual, a análise de processos e a elaboração de pareceres. Já a segunda parte do treinamento apresentará aos relatores a legislação e o regimento interno da comissão, bem como as funcionalidades do Sistema CTAA. Essa etapa tem duração de quatro horas e está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, 20 de setembro. Reestruturação – A CTAA foi reestruturada no dia 2 de agosto, pelas portarias n.ºs 488 e 489. Por meio dos normativos, o regimento interno da comissão foi alterado e o número de membros dos subcolegiados, ampliado, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas na CTAA. Outra alteração importante diz respeito à presidência da comissão, que era ocupada pelo titular da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep e passou a ser exercida pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas. As mudanças tiveram como objetivo a melhoria da avaliação da oferta da educação superior brasileira, de modo a tornar a análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente. Notícia publicada pelo portal Ministério da Educação, em 14/09/2021, no endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/avaliacao-in-loco/inep-capacita-relatores-dos-subcolegiados-da-ctaa?utm_campaign=clipping_15092021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Novos coordenadores da CTAA participam de capacitação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quinta-feira, 9 de setembro, a capacitação on-line dos novos coordenadores dos subcolegiados da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA). O treinamento tem carga horária de nove horas, que serão distribuídas em dois dias de curso, transmitidos pelo aplicativo Microsoft Teams. O presidente do Inep e da CTAA, Danilo Dupas, participou da abertura do curso e destacou a importância de uma melhor comunicação entre os coordenadores e os membros da comissão de avaliadores para uma análise de processo rigorosa, coerente e justa. Dupas também garantiu maior proximidade com os membros da comissão técnica. “Agora, o presidente do Inep vai ter uma interação direta com a CTAA, para buscarmos mais transparência e governança. A sociedade precisa disto: da máquina pública funcionando com agilidade”, pontuou. O primeiro dia da capacitação teve cinco horas de duração, no qual os participantes foram orientados sobre o fluxo da avaliação, a análise de processos e a elaboração de pareceres. Nessa etapa, novos coordenadores tiveram conhecimento de todo o fluxo de trabalho da comissão avaliadora de curso de graduação e instituições de educação superior, de modo a compreenderem o instrumento avaliativo e, assim, conduzirem, da melhor forma, as reuniões deliberativas. As outras quatro horas de curso ocorrerão nesta sexta-feira, 10 de setembro, e tratarão da legislação e do regimento interno da CTAA, do fluxo de processos na comissão e do Sistema CTAA. Nomeação – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou 12 membros para atuarem como coordenadores dos subcolegiados da CTAA. A designação foi regulamentada por meio da Portaria n.º 704/2021, publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de setembro. Reestruturação – A CTAA foi reestruturada no dia 2 de agosto, pelas portarias n.ºs 488 e 489. Por meio dos normativos, o regimento interno da comissão foi alterado e o número de membros dos subcolegiados, ampliado, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas na CTAA. Outra alteração importante diz respeito à presidência da comissão, que era ocupada pelo titular da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep e passou a ser exercida pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas. As mudanças tiveram como objetivo a melhoria da avaliação da oferta da educação superior brasileira, de modo a tornar a análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente. Notícia publicada pelo portal ABRAFI, em 13/09/2021, no endereço eletrônico https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/4953/educacao-superior
Novos coordenadores da CTAA participam de capacitação

Presidente do Inep, Danilo Dupas, participou da abertura do curso e garantiu interação direta com a CTAA. Treinamento acontece em 9 e 10/9, pelo Teams
Inep avalia 2 mil cursos e instituições em 4 meses

Dado engloba avaliação de cursos de graduação e instituições de educação superior. Presidente Danilo Dupas divulgou levantamento durante seminário da ABMES
Fies 2021: prazo de convocação da lista de espera para o segundo semestre é prorrogado até 17 de setembro

Candidatos devem acompanhar convocações pelo site do programa e completar as informações solicitadas em até três dias úteis.
DESPACHO N. 114/2021: PARÂMETROS E PROCEDIMENTOS PARA RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

Foi publicado no Diário Oficial de hoje, 31, o Despacho n. 114, de 30 de agosto de 2021, que acolhe integralmente a Nota Técnica n. 85/2021/CGLNRS/GAB/SERES/SERES, que “torna públicos os parâmetros e procedimento para renovação de reconhecimento de cursos superiores de graduação (RR), nas modalidades presencial e a distância, tomando como referência os resultados dos ciclos avaliativos, divulgados por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Conceito de Curso (CC) e aditamentos no que couber”.
ATUALIZAÇÃO DO E-BOOK DA EDITORA EDUX CONSULTORIA “AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO – GUIA DE ORIENTAÇÕES”

Prezados amigos, Segue versão atualizada do e-book “Avaliação externa virtual in loco – Guia de orientações”, agora de acordo com a Portaria n. 275, de 28 de julho de 2021, publicado pela Editora Edux Consultoria. Este e-book foi desenvolvido com a finalidade de ajudar nossos clientes e parceiros a adaptarem suas instituições para este novo formato de avaliação institucional e de curso. Tenha uma boa leitura!
Comissão aprova projeto que permite financiamento do Fies para cursos a distância

Lei do Fies não proíbe explicitamente o financiamento para cursos a distância A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) a distância no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida também beneficia estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica.
Inep inicia serviço de protocolo digital

Plataforma disponível no portal gov.br possibilita o envio de documentos ao Instituto de forma totalmente digital. Manual auxilia a realizar o procedimento