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Inep inclui novos docentes no banco de avaliadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) homologou, nesta terça-feira, 23 de novembro, por meio da Portaria n.º 546/2021, a inclusão de 233 docentes para o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Os professores serão responsáveis por realizar avaliações externas de instituições de educação superior e de cursos de graduação. Os novos docentes do BASis fizeram parte das cinco primeiras turmas de capacitação do Edital n.º 73/2020. Ao todo, foram convocados 413 professores da educação superior para os treinamentos, que ocorreram em setembro e outubro de 2021. Na sequência, o Inep convocou mais 440 docentes para participarem de cinco novas turmas de capacitação. Esse grupo concluirá o treinamento na próxima sexta-feira, 26 de novembro. Somente os docentes aprovados no curso estarão aptos para compor o banco de avaliadores. A seleção de docentes para o processo de capacitação para composição do BASis ocorre de acordo com as demandas de avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep. Capacitação – As capacitações para o BASis são formadas por cinco módulos, que abordam legislação correspondente à avaliação, instrumentos e procedimentos avaliativos, nova modalidade de avaliação virtual in loco e ética. Ao longo do curso, são realizadas quatro atividades avaliativas. Ao final, os docentes entregam uma atividade específica, que simula a elaboração de um relatório de avaliação. Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior. Em 26 de abril de 2021, o Inep iniciou a avaliação externa virtual in loco, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. Os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial. As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida. Confira a Portaria n.º 546/2021 Saiba mais sobre o BASis Saiba mais sobre a Avaliação in loco PORTARIA Nº 546, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2021 Inclusão de docentes no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes – BASis. O DIRETOR DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 32, § 6º da Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018, resolve: Art. 1º Tornar pública a homologação da inclusão dos docentes elencados no Anexo I no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes – BASis. Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. LUIS FILIPE DE MIRANDA GROCHOCKI Anexo I Nome CPF Abigail Rodrigues Aude ***.952.305-** Adriana De Luca Sampaio Canto ***.668.799-** Adriana De Souza Medeiros Batista ***.520.196-** Adriane Moreira Machado ***.785.197-** Adriano Sampaio Lima ***.989.983-** Agnes Ludwig Neutzling ***.379.380-** Alan Silus Da Cruz Silva ***.544.671-** Alcimar Roberto Kowalski ***.637.439-** Alcione Adame ***.700.428-** Alessandra Aparecida De Paula Souza ***.133.436-** Alessandra Demite Gonçalves De Freitas ***.472.078-** Alexander Macias Calderon ***.245.305-** Alexandre Ramos Lazzarotto ***.813.160-** Alexsandro Cordeiro Alves Da Silva ***.144.349-** Alfredo Carnevalli Motta ***.760.346-** Aline Graziele Godoy Duarte ***.944.108-** Amanda Soares ***.611.483-** Ana Caroline Melo Dos Santos ***.718.494-** Ana Luiza Barcelos Ribeiro ***.754.387-** Ana Luiza Gonçalves Dos Santos ***.622.097-** Ana Luiza Vieira Santos ***.729.358-** Ana Maria Almeida Marques ***.041.503-** Anderson Gois Marques Da Cunha ***.419.474-** Anderson Lincoln Vital Da Silva ***.179.962-** Anderson Savio De Medeiros Simões ***.319.294-** André Estevam Jaques ***.155.389-** André Luiz Thomaz De Souza ***.838.288-** André Ribeiro Da Silva ***.919.171-** Andre Rinaldi Fukushima ***.465.548-** Andréa Carvalho Araújo Moreira ***.310.803-** Andrea Gerevini Da Fonseca ***.446.257-** Andréia Zulato Marçolla ***.927.786-** Antonio Joaquim Bonfim ***.671.395-** Antonio Marcos Nohmi ***.718.096-** Arthur William Pereira Da Silva ***.263.504-** Aslei Andrade Da Silva ***.032.551-** Augusto Fey ***.993.149-** Barbara Galleli Dias ***.705.159-** Barbara Raquel Do Prado Gimenez Correa ***.551.521-** Benedita De Fátima Delbono ***.148.408-** Benedito Augusto Da Silva ***.138.708-** Beverly Scardini Menegazzo Nunes ***.321.185-** Bianca Dargam Gomes Vieira ***.155.837-** Brenno Belazi Nery De Souza Campos ***.719.168-** Caio Cesar Alvares Loro Netto ***.924.438-** Camilo Plaisant Carneiro ***.258.827-** Carla Bonato Marcolin ***.938.880-** Carla Braz Evangelista ***.073.284-** Carla Cisotto ***.781.818-** Carla Taveira Nunes ***.053.102-** Carlos Eduardo Marinho Diniz ***.327.524-** Carolina Ellwanger ***.553.760-** Caroline Olivieri Da Silva Frozza ***.968.160-** Celso Lucas Fernandes Oliveira ***.886.601-** Christiane Leolina Lara Silva ***.528.906-** Cláudio Manoel Cabral Machado ***.254.486-** Clenio Vianei Mazzonetto ***.452.810-** Cristiane Santos Nascimento ***.036.905-** Cristiano Camilo Lopes ***.516.648-** Cristiano Dornelas de Andrade ***.505.284-** Cristiano José Mendes Pinto ***.955.508-** Cristiano Pereira Moraes Garcia ***.790.578-** Cyllara Guadalupe Tavares Serrano ***.453.006-** Cynthia Da Silva Barbosa ***.042.466-** Daniela Maysa De Souza ***.866.649-** Deginane Morais Dutra ***.346.575-** Denise Matias Soares Silva ***.338.416-** Deolinda Armani Turci ***.812.896-** Derson da Silva Lopes Junior ***.935.709-** Dimitri Assis Silveira ***.419.881-** Diogo Rosa da Silva ***.369.418-** Edmarcos Carrara de Souza ***.619.739-** Eduardo de Freitas Miranda ***.098.217-** Egberto Pereira dos Reis ***.685.308-** Elisandra Aparecida Alves da Silva ***.209.778-** Elizabeth Regina Streisky de Farias ***.987.478-** Elizângela Guedes ***.589.866-** Emmy Uehara Pires ***.231.197-** Everaldo dos Santos Mendes ***.642.375-** Everton Carlos dos Anjos ***.508.969-** Fabiana David Carles ***.137.668-** Fabiana Gonring Xavier ***.752.547-** Fabiana Maria Rodrigues Lopes de Oliveira ***.657.064-** Felipe Brandão dos Santos Oliveira ***.362.114-** Felipe de Souza Cardoso ***.151.757-** Felipe de Souza Ferrucio da Rocha ***.233.514-** Fernanda Costa Martins Gallotti ***.736.265-** Fernando Xavier de Almeida ***.764.597-** Flavia Petra Melara Benatti ***.487.918-** Franciane Andreza Veloso dos Santos Gonçalves ***.083.152-** Francisca das Chagas Alves de Almeida ***.367.554-** Francisca Maria Gomes Cabral Soares ***.020.474-** Francisco Ricardo Miranda Pinto ***.396.743-** Frederico Rodrigues Silva ***.593.827-** Gabriel Haddad Teixeira

Ensino à distância tende a superar o presencial em 2022

A pandemia acelerou a busca pelo ensino à distância (EAD) e este modelo educacional cresce em ritmo cada vez mais acelerado. Uma pesquisa do Censo da Educação Superior, realizada em parceria com o Ministério da Educação, aponta que o número de alunos ingressantes em cursos à distância tem aumentado consideravelmente e já deve ultrapassar o presencial no próximo ano. De acordo com o levantamento, entre 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos à distância aumentou 378,9%. Já um outro estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostrou que a busca por cursos online cresceu cerca de 59% entre o período de 2020 e 2021. Outro dado da pesquisa da ABMES é que cursos da área de Saúde estão entre os mais procurados, tanto para quem quer estudar presencial ou remotamente. Quem já atuava nesta área, como um técnico de enfermagem, por exemplo, notou que podia fazer um curso de Enfermagem, para ser mais valorizado no mercado. Outro ponto responsável pela busca de capacitação profissional neste setor pode estar relacionada, ainda, ao próprio enfrentamento da pandemia, que revelou a importância desses profissionais. Para Antônio Carbonari Netto, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) entre 2016 e 2020, alunos, professores e gestores perceberam, finalmente, que a tecnologia é uma aliada da educação. “Este é um caminho sem volta! “, afirma. O EAD tem sido a opção de muitas pessoas que buscam qualificação profissional. Desde maio de 2020, a biomédica Débora de Oliveira se divide entre o trabalho e o mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde que faz em uma universidade que fica na Flórida, nos Estados Unidos. Ela assiste às aulas no conforto de sua casa, em Belo Horizonte (MG). “Com o mestrado online, eu consigo conciliar meus horários de forma organizada e flexível. É claro que é necessário ter mais disciplina, mas, com um pouco de boa vontade, estudar à distância vira um hábito. Essa opção se encaixou perfeitamente no meu estilo de vida”, afirma a estudante da MUST University – instituição que oferece aulas em três idiomas: português, inglês ou espanhol, e concede diploma válido nos Estados Unidos, que também pode ser reconhecido no Brasil com suporte da instituição. Vida pessoal e profissional conciliadas Dados da 11ª edição do Mapa do Ensino Superior 2021, divulgados pelo Instituto Semesp, revelaram um crescimento de 9,8% da educação à distância no primeiro semestre do ano, levando em consideração apenas as matrículas nas universidades privadas do país. Em contrapartida, os números das aulas presenciais representaram uma queda de 8,9% no mesmo período. Segundo o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, desenvolvido dentro de uma pesquisa sobre comportamento das pessoas pós-pandemia realizada por uma plataforma de buscas online, 53% dos brasileiros pretendem mudar de profissão após a pandemia e, dentre os principais motivos estão: equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%). “O ensino à distância não é mais uma opção, como era antes da Covid-19, e sim uma solução que veio para ficar!”, declara Giulianna Carbonari Meneghello, diretora de Marketing e Admissões da MUST University. De acordo com Giulianna, quando muitos alunos se viram “presos” em casa, e com necessidade de melhorar seu currículo, a possibilidade de fazer um mestrado digital de qualidade, com dupla acreditação (EUA e Brasil), a um custo acessível, motivou muita gente a voltar a estudar. A oportunidade de realizar uma formação superior internacional à distância fez com que a MUST University, por exemplo, apresentasse um crescimento de, aproximadamente, 9.000% entre agosto de 2017, quando foi fundada, e julho de 2021. Há dois anos, a universidade tinha menos de 500 alunos e hoje tem mais de 1.800. Com as novas turmas abertas para dezembro de 2021, a instituição estima fechar o ano com cerca de 2.000 alunos. Notícia publicada pelo portal ABRAFI, em 25/11/2021, no endereço eletrônico https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/5153/educacao-superior

Jovens estão prontos para investir na Graduação e querem cursos inovadores e híbridos

Com o aumento no índice de jovens e adultos vacinados contra a Covid-19 e a confiança nas medidas sanitárias adotadas pelas instituições de ensino superior (IES), volta a crescer o interesse em investir na graduação. Para auxiliar as IES a se prepararem diante das diversas mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou, nesta terça-feira (23), o seminário virtual “Educação Superior Pós-Pandemia: como se preparar para 2022”, em seu canal do YouTube. O evento on-line apresentou os dados da pesquisa “Observatório da Educação Superior – 5ª edição: Perspectivas para 2022”, realizada pela empresa de pesquisa educacional Educa Insights em parceria com a Associação. Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados declararam planejar o início da faculdade no primeiro semestre de 2022. Os futuros universitários entrevistados não querem mais adiar o investimento em suas graduações, por isso, o índice é 25 pontos percentuais maior que o registrado em novembro do ano passado, quando apenas 38% dos pesquisados tinha a intenção de se matricular para o semestre seguinte (Figura 1). Vale lembrar que em novembro de 2020, a vacinação havia sido anunciada para os meses seguintes e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adiada para o final de janeiro. No cenário atual, quase 75% da população já foi imunizada com a primeira dose e mais de 61% com a segunda dose ou dose única. Além disso, a aplicação do Enem ocorre no cronograma habitual, com divulgação das notas prevista para início do próximo ano. “A pesquisa identifica o crescimento da confiança dos estudantes em ingressar na graduação a partir de agora, que muitos foram vacinados e a pandemia mostra indícios de retração no Brasil. Também ficou bem claro que o futuro do ensino é híbrido e que as IES devem aproveitar a oportunidade de retomada das matrículas para oferecer aos alunos uma grade inovadora com conteúdos que seguem o modelo dos quadrantes híbridos”, avalia o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier. Entre os entrevistados que escolhem cursos na modalidade a distância, 67% querem começar imediatamente e 13%, na metade de 2022. Quando a preferência é um curso presencial, 63% devem ingressar no próximo semestre e 14%, no segundo semestre de 2022. Para o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, essa é a oportunidade que as IES têm de oferecer bolsas e descontos mais atrativos do que os alunos encontram nos programas sociais do Governo Federal. “Desde 2015, o Governo Federal deixou de financiar 100% das mensalidades por meio do Financiamento Estudantil (Fies). Por isso, aos poucos, os estudantes foram percebendo que era mais vantajoso usar a nota do Enem para conseguir melhores condições diretamente com as IES ao invés de contrair um financiamento tendo que pagar parte da mensalidade imediatamente”, afirma Sólon, citando dados da pesquisa. “De acordo com o levantamento, apenas 10% dos entrevistados pretendem usar o resultado do exame para conseguir ingressar por meio dos programas governamentais. Em contrapartida, 79% têm a expectativa de ter sucesso com a negociação direta com a IES desejada”, explica. Na análise do fundador e diretor da Educa Insights, Daniel Infante, os resultados validam o primeiro passo da retomada da intenção de matrícula, atitude esperada e acompanhada pela empresa de pesquisa desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020. “Esse é o primeiro passo e tem uma série de desdobramentos necessários para que a intenção se transforme em ingresso, como o momento da economia que impacta diretamente na renda das famílias”, explica. E alerta para importância das IES se prepararem para oferecer a melhor oportunidade para os futuros alunos. “É importante trabalhar em alternativas, como uso de descontos de forma inteligente; outras ferramentas de acesso, como o próprio financiamento, que são mais do que importantes para que essa intenção de fato se converta em matrícula. ” Diante do aumento da procura, as IES se prepararam para oferecer soluções personalizadas às necessidades de cada aluno. Uma dessas iniciativas é o movimento “#EuSouOFuturo”, lançado na última semana, que reúne instituições associadas à ABMES e o Santander Universidades. Ao todo são mais de 5,2 mil unidades educacionais à disposição de milhares de alunos com propostas diferenciadas e inovadoras em cursos de graduação presenciais, híbridos e à distância nas mais diversas áreas do conhecimento. Quadrantes híbridosPara os alunos pesquisados, somente 45% da carga horária dos cursos deveriam ser dedicadas às aulas presenciais tradicionais. O restante deveria ser ministrado ou por aulas remotas (16%), ou por conteúdos digitais (16%) ou mesmo por trabalhos práticos em comunidades ou empresas (23%). Esses números refletem que o estudante quer o modelo híbrido, que combina duas ou mais formas de ensinar e aprender. “Existem diversos cenários possíveis para a educação híbrida, mas o conceito sugerido, de quadrantes híbridos, sintetiza a materialização do hibridismo nas salas de aula e auxilia as IES na construção de novos projetos pedagógicos que dialoguem com a nova realidade” explica Niskier. O modelo de quadrantes híbridos considera dois eixos: espaço (presencial ou virtual) e tempo (síncrono ou assíncrono). Ambos resultam em quatro quadrantes de possibilidades didático-pedagógicas: atividades presenciais e síncronas (PS), atividades virtuais e síncronas (VS), atividades presenciais e assíncronas (PA) e atividades virtuais e assíncronas (VA). Sendo assim, só será considerado ensino híbrido se abordar dois ou mais quadrantes e em sintonia com o processo de formação acadêmica. A partir de cada um deles é possível planejar diversas atividades didático-pedagógicas que dialoguem com aquela realidade, como aulas expositivas (presenciais ou remotas), projetos científicos, laboratórios presenciais e virtuais, simulações e bibliotecas digitais. Em um exemplo ilustrativo, um conteúdo de um curso de saúde pode ter coleta de dados e realização de exames na comunidade (quadrante presencial síncrono), análise dos exames em laboratório feita pelos alunos sob a tutela de um técnico (quadrante presencial assíncrono), uma aula online ao vivo com a apresentação dos resultados obtidos pelos alunos (quadrante virtual síncrono) e tarefas para o aluno elaborar relatórios e aprofundar no tema teórico (quadrante virtual assíncrono). Sobre o novo modelo pedagógico, Infante pondera que há muito

CRESCE INTERESSE EM INGRESSAR NA FACULDADE EM 2022, DIZ PESQUISA DA ABMES

Com o aumento da vacinação, a demanda pelo ensino superior volta a crescer. Pesquisa realizada com 1 mil potenciais alunos de instituições de ensino particulares mostra que 63% pretendem ingressar na faculdade no começo do próximo ano. Esse índice é 25 pontos percentuais superior ao registrado um ano atrás, quando ainda não havia campanha de imunização no país e apenas 38% tinham intenção de se matricular no começo de 2021. O estudo foi produzido pela consultoria Educa Insights em parcerias com a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). O levantamento, realizado neste mês, mostra ainda que entre os entrevistados que escolhem cursos na modalidade a distância, 67% querem iniciar os estudos no começo de 2022 e 13%, na metade do próximo ano. Quando a preferência é um curso presencial, 63% devem ingressar no próximo semestre e 14%, no segundo semestre de 2022. “A pesquisa identifica o crescimento da confiança dos estudantes em ingressar na graduação a partir de agora, visto que muitos foram vacinados e a pandemia mostra indícios de retração no Brasil”, disse Celso Niskier, presidente da Abmes. Segundo Daniel Infante, fundador e diretor da Educa Insights, os resultados da pesquisa validam o primeiro passo da retomada da intenção de matrícula. “Esse é o primeiro passo e tem uma série de desdobramentos necessários para que a intenção se transforme em ingresso, como o momento da economia que impacta diretamente na renda das famílias”, disse Infante. As companhias de capital aberto — Ânima, Cruzeiro do Sul, Kroton, Ser Educacional e Yduqs — registraram já no vestibular da metade deste ano aumento no volume de novas matrículas de cursos presenciais, um desempenho que não era percebido há vários trimestres devido à pandemia da covid-19 e redução do Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal que vem reduzindo de tamanho gradativamente desde 2015. Niskier destaca que, praticamente após dois anos letivos com aulas remotas devido ao isolamento social, o modelo predominante será o híbrido. “Ficou bem claro que o futuro do ensino é híbrido e que as instituições de ensino superior devem aproveitar a oportunidade de retomada das matrículas para oferecer aos alunos uma grade inovadora com conteúdo que seguem o modelo dos quadrantes híbridos”, disse. Os quadrantes híbridos, do qual Niskier se refere, é um conjunto de quatro modelos pedagógicos que foram apresentados, recentemente, pela Abmes para o Conselho Nacional de Educação (CNE) para que as faculdades possam implementá-las. A ideia é que a instituição tenha liberdade para escolher uma dessas quatro opções de aprendizagem: presencial síncrona (aulas e atividades práticas realizadas presencialmente com todos os alunos juntos), presencial assíncrona (atividades práticas presenciais, sendo que os alunos podem realizá-las em momentos distintos), virtual síncrona (aulas e atividades on-line ministradas em tempo real) e virtual assíncrona (aulas gravadas e outras atividades virtuais). Em relação ao Enem, o levantamento mostra que apenas 10% pretendem usar a nota do exame para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Em contrapartida, 79% têm a expectativa de conseguir o melhor desconto ou bolsa possível direto com a instituição de ensino. Notícia publicada pelo portal ABMES, em 23/11/2021, no endereço eletrônico https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4559/cresce-interesse-em-ingressar-na-faculdade-em-2022-diz-pesquisa-da-abmes

Alteração no procedimento avaliativo do ato de Reconhecimento de curso

Ao Procurador Institucional A Diretoria de Avaliação da Educação Superior, responsável pela operacionalização de milhares de avaliações de cursos de graduação e IES, tem envidado esforços para aumentar a qualidade dos relatórios de avaliação, a partir da análise de resultados. Nesse sentido, informamos a implementação de adequação referente às avaliações para o ato de Reconhecimento de curso. Por se tratar de verificação mais densa que a avaliação de Autorização de curso, o período de visita da avaliação de Reconhecimento de curso passará a ser de 3 dias a partir de janeiro de 2022. Os períodos de visita serão assim fixados: • Para avaliação virtual: de segunda a quarta-feira e de quarta a sexta-feira. • Para avaliação presencial (Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia): de domingo a quinta-feira e de terça-feira a sábado. As avaliações de Autorização de curso permanecerão com a duração da visita de 2 dias. Notícia publicada pelo portal ABRAFI, em 19/11/2021, no endereço eletrônico https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/5138/educacao-superior

MOVIMENTO DE UNIVERSIDADES PRIVADAS LANÇA PORTAL QUE REÚNE VAGAS DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Futuria, iniciativa de Santander Universidades, braço educacional do Banco Santander, lançaram nesta terça-feira o movimento #EuSouOFuturo para incentivar o ingresso ao ensino superior e a manutenção da formação dos alunos de graduação e pós-graduação. A campanha construiu ainda um portal com 5,2 mil unidades educacionais de nível superior (entre polos e campi) oferecendo vagas presenciais, híbridas e à distância com ofertas especiais — que podem incluir descontos, cursos extras ou outras vantagens — e personalizadas (veja aqui). Na plataforma, o usuário poderá escolher o curso de seu interesse, o local que gostaria de estudar e as instituições de interesse. Após isso, elas entram em contato com o estudante com as ofertas. — As universidades que definirão, baseado no perfil do aluno, o que oferecer. E não é só preço. É mais do que isso. É o projeto que ela oferece — afirma Niskier. Participam da ação mantenedoras como Ser Educacional, YDUQS, UniCesumar,  nima Educação, UniCarioca, Trivento Educação, Unip, Cruzeiro do Sul Educacional, entre outras associadas da ABMES. Juntas, elas correspondem a 65% da oferta de ensino superior privado do país. — Houve uma ampla mobilização de instituições de educação superior associadas à ABMES, que entenderam o momento crucial de retomada do crescimento da educação superior. O Brasil precisa de profissionais qualificados para a retomada do desenvolvimento econômico que se espera no futuro — afirmou Celso Niskier, diretor presidente da ABMES. — Esse é um movimento para mostrar que educação não tem preço, tem valor. O lançamento foi feito na última edição da live “Preparadão Universia”, maior festival on-line de educação do Brasil promovido pelo banco, reunindo pré-vestibulandos de todo o país para atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais processos seletivos de instituições de educação superior. Sob a liderança da influenciadora Camila Loures, foram revisados os principais conteúdos de estudos, além de uma aula exclusiva sobre educação financeira com o economista e ex-BBB, Gil do Vigor. — Por trás de cada potencial estudante que está fora da sala de aula, há uma história que pode ser impactada positivamente pelo início ou retomada dos estudos. Para isso é preciso resiliência, persistência e, claro, incentivo. É o que vamos promover com a Futuria e o movimento #EuSouOFuturo — afirmou Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades Brasil. Notícia publicada pelo portal ABMES, em 18/11/2021, pelo endereço eletrônico https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4553/movimento-de-universidades-privadas-lanca-portal-que-reune-vagas-de-diferentes-instituicoes

Iniciado período de ajuste de dados do Censo Superior

Informações podem ser ajustadas por instituições de educação superior de 16/11 a 9/12, no Sistema Censup. Inep também inicia verificação de dados declarados O sistema do Censo da Educação Superior, o Censup, está disponível para as instituições de educação superior realizarem os ajustes dos dados da pesquisa, conforme orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das informações ocorre após a Autarquia analisar as justificativas dos relatórios de consistência enviadas pelos procuradores institucionais. O período de ajuste começou nesta terça-feira, 16 de novembro, e termina em 9 de dezembro. Além disso, o Inep também iniciou, nesta terça-feira (16), a fase de verificação por videoconferência das informações declaradas ao censo para as instituições selecionadas. A apuração será realizada por videoconferência, até o dia 3 de dezembro. Após esse processo, o Instituto apresentará os dados coletados às instituições, que deverão retificá-los ou confirmá-los no sistema da pesquisa. O Censo da Educação Superior 2020 será divulgado pelo Inep em 18 de fevereiro de 2022. Programação – Após esse processo, o Instituto apresentará, em 10 de dezembro, os dados da pesquisa para as instituições realizarem a homologação e a correção das informações até o dia 16 do mesmo mês. A coleta dos dados do Censo da Educação Superior 2020 se encerra em 17 de dezembro. O resultado da pesquisa será divulgado pelo Inep em 18 de fevereiro de 2022. Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas. Acesse o Sistema Censup Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior Acesse os manuais de preenchimento Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior Notícia publicada pelo portal INEP, em 16/11/2021, pelo endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/iniciado-periodo-de-ajuste-de-dados-do-censo-superior

Especialistas debatem quadrantes híbridos e a educação brasileira pós-pandemia

A pandemia da Covid-19 promoveu um salto evolutivo na educação superior brasileira. Conceitos que estavam sendo debatidos há alguns anos, como o hibridismo, amadureceram e se consolidaram a ponto de se tornar tema de discussão e estruturação no Conselho Nacional de Educação (CNE). O assunto foi tema do seminário virtual “Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira”, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), nesta terça-feira (09), via YouTube. Segundo a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, até janeiro será apresentado ao Ministério da Educação (MEC), uma resolução orientando instituições de ensino básico e superior para as adaptações necessárias de implementação das pedagogias ativas mediadas por tecnologia. “Temos uma versão preliminar com capítulos dedicados à educação básica e outro à educação superior. A ideia é aprovarmos até o mês de janeiro o conceito de que a educação híbrida ou aprendizagem híbrida não é modalidade não é modalidade”, explicou. Maria Helena também detalhou o que considera ser a percepção adequada da educação híbrida mediada por tecnologia. “A educação híbrida veio para ficar. Não se trata de regular como uma modalidade do MEC, que deverá obedecer x% presencial ou x% híbrido”, e completou, “a educação híbrida não é considerada modalidade em nenhum lugar do mundo. O que temos é um debate em andamento na União Europeia sobre o tema”. Preocupada em colaborar e dar suporte às instituições de ensino superior (IES), a ABMES elaborou o conceito inovador dos quadrantes híbridos, um conjunto de novos modelos de ensino beneficiados pela redução da resistência de alunos e professores ao uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, além do seminário virtual, foi lançado um e-book sobre o assunto assinado pelo diretor presidente da ABMES, Celso Niskier. A publicação pode ser acessada gratuitamente aqui. “A ABMES acredita que no pós-pandemia o modelo dos quadrantes híbridos responderá melhor ao momento, uma vez que permite não só um melhor entendimento das possibilidades didático-pedagógicas, mas também é simples de entender e é fácil de ser adotado pelas IES”, afirmou Niskier. Os detalhes de cada uma das abordagens foram apresentados pelo pró-reitor de planejamento e desenvolvimento da UniFOA, Max Damas. De forma didática, o modelo híbrido proposto considera dois eixos: espaço (presencial ou virtual) e tempo (síncrono ou assíncrono). Ambos resultam em quatro quadrantes de possibilidades didático-pedagógicas: atividades presenciais e síncronas (PS), atividades virtuais e síncronas (VS), atividades presenciais e assíncronas (PA) e atividades virtuais e assíncronas (VA). “Em cada um deles há um leque de possibilidades de ferramentas e abordagens, assim como há habilidades a serem desenvolvidas tanto por professores quanto pelos alunos”, detalhou Damas. Ele também apresentou passo a passo de um exemplo para o curso de Nutrição como forma de ilustrar na prática como os quadrantes se aplicam. Aprofundando ainda mais o tema, o consultor de educação a distância da Hoper Educação, João Vianney, expôs um histórico do hibridismo no Brasil. “Hibridismo já está regulamentado no Brasil, flexibilizando e personalizando a aprendizagem desde o fim da década de 1990”. Segundo ele, o grande desafio é mudar a mentalidade da gestão educacional brasileira e se adaptar ao que é realidade dos jovens. A vida dos jovens já é híbrida e o desafio é para nós, os adultos, nos adaptar à nova realidade que já existe. O MEC, que é o “adulto dos adultos” tem mais dificuldade ainda. Se for colocar em um grau de dificuldade de implementação, posso dizer que a maior delas está nas velhas cabeças que regem a educação brasileira. Notícia publicada pelo portal ABRAFI, em 10/11/2021, pelo portal eletrônico https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/5100/educacao-superior

Governo e empresas discutem novos modelos de ensino superior

Conselho Nacional prepara resolução que mescla aulas presenciais e on-line Grupos privados de ensino superior e o governo estão discutindo a criação de novos modelos de aprendizagem que, em sua maioria, giram em torno de cursos híbridos, que mesclam aulas presenciais e on-line. O Conselho Nacional de Educação (CNE), autarquia ligada ao Ministério da Educação MEC), está formulando uma resolução que regulamenta um modelo pedagógico baseado em projetos, ou seja, as aulas são orientadas por aulas práticas, com uso de tecnologia. Um exemplo: alunos de uma universidade brasileira e de uma instituição de ensino americana, cada qual assistindo aulas presencialmente em suas respectivas escolas, estudam um caso real de mercado juntos, com a ajuda de videoconferências. Há chances dessa resolução sair do papel ainda neste ano. “Essa resolução vem na esteira dos efeitos da pandemia e é para ampliar as opções pedagógicas que temos hoje”, disse Luiz Roberto Curi, autor do projeto e presidente do CNE. Segundo dados de 2019, o país tem cerca de 6,5 milhões de alunos no ensino superior privado. Notícia publicada pelo portal Valor Econômico, em 09/11/2021, pelo endereço eletrônico https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/09/governo-e-empresas-discutem-novos-modelos-de-ensino-superior.ghtml?utm_source=valorinveste&utm_medium=referral&utm_campaign=materia

Procura por cursos a distância cresce 59% entre 2020 e 2021

A busca por cursos de ensino a distância, o EAD, cresceu 59% entre 2020 e 2021 em comparação com os anos anteriores. Um estudo da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) aponta que o EAD deve ultrapassar o ensino presencial neste próximo ano. Notícia publicada pelo portal ABRAFI, em 05/11/2021, no endereço eletrônico https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/5083/educacao-superior