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Segundo seminário aconteceu nesta terça (18). Encontro deu continuidade à apresentação dos artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 18 de abril, a segunda live da série de encontros Pesquisa Inep. O seminário dá continuidade à apresentação dos artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira.

Na oportunidade, foram apresentados os artigos “Desigualdades educacionais na pandemia: análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020” e os “Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019 – 2021”. O próximo seminário acontecerá no dia 25 de abril e será transmitido pelo canal do Instituto no Youtube, às 10h (horário de Brasília).

Primeiro estudo – Apresentado pelos pesquisadores do Inep Adriano Senkevics e Alvana Maria Bof, o primeiro estudo abordou o funcionamento das escolas brasileiras em 2020, em meio à pandemia de covid-19, por meio das respostas das redes de ensino às condições impostas pelo contexto de suspensão das atividades presenciais e à adoção de estratégias pedagógicas não presenciais.

Com base na participação de mais de 118 mil escolas na pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 de 2020, realizada pelo Censo da Educação Básica, foi desenvolvido o Índice de Resposta Educacional à Pandemia (IRP), indicador sintético das principais estratégias de ensino-aprendizagem empregadas pelas escolas por força da suspensão de atividades presenciais no ano letivo de 2020.

A partir da criação do índice, buscou-se avaliar a resposta escolar, investigar desigualdades entre as escolas no país e identificar o que condicionou esses resultados no contexto pandêmico. Os resultados revelam desigualdades na resposta das escolas brasileiras ao contexto pandêmico, tanto entre as regiões e unidades federativas, quanto entre redes de ensino.

De acordo com o artigo, as escolas municipais apresentaram uma resposta educacional à pandemia mais limitada em comparação às escolas estaduais, assim como as escolas menores e localizadas em áreas rurais quando comparadas às escolas maiores e urbanas. Foi verificado também que quanto maior o nível socioeconômico da escola, melhor a resposta educacional. Constatou-se, ainda, que as escolas que possuíam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior em 2019 também foram as que responderam melhor ao contexto pandêmico.

Segundo estudo – Com base em levantamento feito nos microdados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o estudo mostrou aumento das desigualdades de acesso e de alterações no perfil da demanda e da oferta de graduação, com expansão das modalidades remotas de ensino.

Adriano Senkevics, Flavia Viana Basso e Luiz Carlos Zalaf Caseiro, autores do estudo, verificaram os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019-2021 para estimar os impactos da pandemia sobre a participação e o desempenho na prova. Os resultados indicaram que a edição de 2020 do certame, que ocorreu em plena segunda onda de contágios, apresentou taxas recordes de abstenção, e intensificou a associação entre nível socioeconômico e desempenho na prova.

O artigo também destacou que, a partir do fechamento das escolas, a posse de computadores, celulares e internet banda larga no domicílio tornou-se ainda mais importante para garantir um bom desempenho na prova. As análises concluem também que as escolas públicas ofertaram menos alternativas para viabilizar estratégias de ensino-aprendizagem durante o período de suspensão das atividades presenciais, e os estudantes dessas escolas encontram-se mais desprovidos de celulares, de internet e, sobretudo, de computadores no domicílio.

Pesquisa Inep – Neste novo ciclo, a série Pesquisa Inep está organizada em quatro seminários virtuais, sempre às terças-feiras, até o dia 2 de maio, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no país.

Confira a programação das próximas lives:

DataEstudoHorário
25 de abril– Impactos da pandemia na oferta e no desenvolvimento de cursos técnicos- Efeitos da pandemia nos recursos do Fundeb: análise da evolução no volume de recursos dos entes subnacionais 10h (horário de Brasília)
02 de maio– Reforma curricular e pandemia: percursos da BNCC do ensino médio em tempos pandêmicos- Impactos da pandemia na educação escolar indígena 10h (horário de Brasília)

Assista à live  

Confira o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

Notícia publicada pelo INEP, em 19/04/2023, no endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/pesquisa-inep-aborda-impactos-da-pandemia-no-acesso-a-graduacao